O Seguro Aeronáutico oferece proteção contra os riscos do transporte aéreo, isto é, aos danos causados ao casco do avião, também chamado de “célula”, e aos seus motores e equipamentos, conhecidos como “aviônicos”, os reembolsos de despesas incorridas por causa dos sinistros e as responsabilidades civis sobre passageiros, carga, tripulação, pessoas e bens no solo (terceiros) pelas quais o segurado venha a ser obrigado a indenizar em virtude da utilização da aeronave segurada.
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Este seguro, garante cobertura contra acidentes, e danos à terceiros e ocupantes, que afetem o casco e motores, e os aparelhos localizados no interior da cabine do avião. São indenizáveis até o limite máximo da importância segurada da própria aeronave, os seguintes prejuízos:
- Danos materiais causados à aeronave em decorrência de risco coberto;
- As despesas de socorro e salvamento da aeronave sinistrada, quando necessárias.
Normalmente, o seguro de casco aeronáutico é negociado caso a caso entre a empresa segurada e a seguradora, dada a grande diversidade de aeronaves e empresas do ramo, as coberturas são escolhidas e contratadas conforme as características e uso de cada aeronave.
Abaixo, alguns exemplos de riscos cobertos no seguro de casco aeronáutico:
O uso de drones vem sendo cada vez mais comum, pois proporciona o aumento da capacidade de mapeamento das lavouras, maior segurança nas operações e racionalização de investimentos. Mas, para que não corra riscos, é preciso incluir um seguro.
A ANAC criou regras para as operações civis de aeronaves não tripuladas, também conhecidas como drones.
De acordo com a ANAC, o termo “drone” é usado popularmente para descrever qualquer aeronave com alto grau de automatismo. De forma geral, toda aeronave drone é considerada uma aeronave não tripulada categorizada como Aeromodelo, RPA ou Aeronave Não Tripulada Autônoma.
Os drones começaram a ser utilizados por produtores que cultivam áreas mais extensas e possuem maior maturidade de gestão e receptividade para adaptação a novas tecnologias. A popularização vem acompanhando a disseminação da agricultura de precisão em diversos segmentos da agropecuária brasileira. Há uma transformação da agricultura moderna para a agricultura do conhecimento, onde outras áreas e disciplinas de estudo e desenvolvimento estão sendo inseridas fortemente no setor (engenharia, estatística, cartografia automatizada, processamento digital de imagens, geobigdata, etc).
Pelo regulamento da ANAC define-se:
Para os Aeromodelos, não é obrigatório possuir seguro com cobertura de danos a terceiros.
Para os RPAs, é obrigatório possuir seguro de drones com cobertura de danos a terceiros para pilotar aeronaves com peso máximo de decolagem superior a 250g.